Estação Digital Escola Gomes Carneiro está viva e quer sua reabertura:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Curso de Processador de Textos iniciou no sábado

Dia 26/03/2011 9h 15min, os alunos do curso de Processador de Textos eram recebidos pelos Educadores e se acomodavam pela sala. Reencontro, sorrisos, conversa sendo colocada em dia e no olhar uma curiosidade: como serão as próximas aulas?
Da mesma forma que ocorreu durante a semana os Educadores Sociais, Kelen e Renato, tiveram o cuidado de realizar uma aula inaugural recheada de informações que levam a uma grande reflexão dos alunos e da comunidade. O vídeo institucional da FBB pode demonstrar o quanto o projeto é bonito, é grandioso e possibilita a cada indivíduo atribuir um imenso valor a iniciativas como esta. Realmente contagia. Os alunos ficaram muito contentes em estar participando, em ter uma ED na sua comunidade.
Seguimos a aula realizando uma dinâmica chamada Perdidos no Mato o qual tem o objetivo de demonstrar que num grupo de pessoas temos pensamentos diversificados e quando este grupo quer realizar algo de forma coletiva, é necessário um grande esforço que começa com a aceitação. Aceitar as diferenças, o diálogo, o argumento e focar no objetivo, desta forma o coletivo aumenta suas possibilidades de alcançá-lo. Mas também foi um momento mágico, gerações reunidas buscando um entendimento, os alunos adoraram!
A dinâmica serviu para antecipar aos alunos um trabalho que farão no decorrer do curso. Pois o desafio, que foi aceito, é o de montar um pequeno jornal com os conhecimentos que irão sendo adquiridos. Este jornal deverá ser todo produzido por pequenos grupos de alunos e é claro usando o Processador de Textos estudado. É claro que dara bastante trabalho, mas com certeza o resultado será maravilhoso.
Após a distribuição do material (pastas, polígrafos, canetas, régua,...), podíamos ver a motivação dos alunos, inclusive questionando sobre poder fazer novas contribuições para ajudar a ED.
Encerramos fotografando nossos alunos, para emitir posteriormente suas carteirinhas.
Desta forma encerramos a semana inaugural da Estação Digital Escola Gomes Carneiro. E agora é bola pra frente! vamos aumentar os controles da ED através dos documentos sugeridos na formação, como Plano de Curso, Plano de Aula e Proposta Político-Pedagógica. Também estimularemos os horários livres.
Agora a ordem é trabalhar, estudar, desenvolver, ensinar e aprender neste mundo incrível que é o do conhecimento.
Fortalecendo vínculos, Formando para Incluir, incluir digitalmente... incluir socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário